Capítulo 4 - O Sabre De Luz

04-01-2011 09:14

 

Para os Jedi, o sabre de luz é uma forma de defesa e uma conexão com o mundo espiritual da Força, entretanto, para os Sith é forma de tortura física e arma de agressão.

Definições e componentes

 

"Aquele que possuir um Sabre de Luz pode fazer coisas que não podem ser feitas com uma mera arma de fogo, Luke. Mas mais do que isto, um Sabre de Luz é disciplina para a mente e aprendizado para o corpo e espírito. É uma das formas pelas quais um Jedi se comunica com a Força"

 

Desenvolvido tanto para ter elegância em combate tanto para cerimônia, o Sabre de Luz era uma arma distinta, a mais pura imagem, que era inextricavelmente o elo com os mitos dos Jedi e dos Sith.

Era uma lâmina de energia pura, emitida de um cabo/punho, muitas vezes fabricado pelo usuário para atender às suas próprias necessidades e estilos. Nas mãos de um expert, em contato com a Força, como os Jedi e seus inimigos, os Sith, o sabre de luz era uma arma a ser respeitada e temida. Portar um sabre de luz era demonstrar enormes habilidades e confiança, bem como destreza e contato com a Força.

Durante o milênio em que foi utilizado, o sabre de luz tornou-se sinônimo dos Jedi e seus valores, de manter a paz e a justiça pela galáxia. Esta percepção durou, mesmo com muitos anos de conflitos com os Sith e os Jedi do Lado Negro (Dark Jedi), que também utilizavam tal arma, também conhecida como Espada-Laser

Seus componentes básicos para produção são conhecidos, mas sua técnica não. Um cristal e uma bateria, por exemplo, são coisas básicas. O primeiro pode ser de vários tipos, sendo o mais conhecido o Cristal Adegan, que forma uma lâmina azul, mas alguns possuem uma falha em sua estrutura molecular, que proporciona uma lâmina verde. Um dos mais raros e caros de todos os cristais é o que dá lâmina roxa, motivo pelo qual só Mace Windu usava tal nos filmes. Este, além de ser extremamente caro, possui dificílima montagem muito além dos Adegan, que iniciados já dominam. Os siths por sua vez tem o sabre vermelho.Tambem a cor vermelha sempre teve alguma relação com o mal.

Cristais e variações

" O cristal é o coração da lâmina. O coração é o cristal do Jedi. O Jedi é o cristal da Força. A força é a lâmina do coração. Tudo está interligado: o cristal, a lâmina e o jedi. Tudo é um só."

Como o texto acima mostra, o cristal e o cavaleiro devem estar de tal forma conectados, de modo a se tornarem um só. ("Esta arma é sua vida!").

Os Sith e os Jedi do Lado Negro (Dark Jedi) utilizam cristais sintetizados, os chamados "synth-crystals". São geralmente cristais de Adegan modificados pela Alquimia Sith (Sith chemistry), gerando a tradicinal cor vermelha, que naturalmente é a cor da raiva, ódio.

Variações de lâmina
  • Sabre de duas fases - Este tipo raro de sabre de luz utilizava uma combinação de cristais de foco para criar uma lâmina que poderia estender-se até o dobro de seu tamanho original, bastando ativá-lo. Diferente dos sabres típicos, que geralmente possuiam um controle manual para reduzir a emissão da lâmina, no sabre de duas fases, era feito automaticamente, adicionando um elemento surpresa, atingindo um inimigo com a guarda baixa.
  • Grande Sabre ou Clava de Luz - Cristais especiais e sistemas de energia permitiam a este raro tipo de sabre de luz, projetar uma lâmina com até três metros de comprimento. Estes enormes sabres eram geramlente utilizados por seres de imensa estatura.

    Sabre de luz curto - Este sabre utilizava uma lâmina curta, mais curta do que os sabres comuns. uma lâmina menor permitia uma utilização melhor para os Jedi que eram de estatura menor.

    Shoto - O "Shoto" era um sabre com uma lâmina bem pequena e poderia ser utilizado como uma faca de ataque.Por ter uma pequena lâmina, poderia ser utilizado facilmente por aqueles que não eram sensitivos da Força (Force Sensitives).

    Sabre de treinamento - Os sabres de treinamento eram utilizado pelos jovens aprendizes, para praticar combate com sabre de luz. Como era não letal, o contato com a lâmina poderia causar ferimentos e até pequenas queimaduras. Este tipo de sabre era também utilizado em conjunto com o estilo básico Shii-Cho de combate com sabre de luz. Era também usado por Padawans e droides de treinamento no Santuário Jedi durante a Nova Ordem.

    Sabre de duas lâminas - Um sabre que possui duas lâminas.

Construído por cada Jedi como um teste de suas habilidades, o Sabre de Luz é o produto de uma tecnologia antiga; o esgrimir hábil da arma é a marca de um Cavaleiro Jedi completamente treinado. O Sabre pode cortar qualquer coisa, com a exceção de outro Sabre de Luz, campos de força e o raro minério chamado Cortosis.

A construção de um Sabre ocupa muitos dias; os componentes, o Jedi e a Força devem se tornar um. Em geral (admitindo uma harmonização cuidadosa dos cristais) o processo leva um mês para se completar, porém, alguns mestres habilidosos são capazes de construir um sabre em algumas horas.

O sabre pode ser Azul, Verde, Roxo, Laranja*, ou Amarelo. Já um Lorde Sith usa um sabre vermelho.

Os Sabres seguem uma estrutura básica similar, apesar de muitos serem personalizados pelos seus fabricantes Jedi. Uma vez que a energia pura da lâmina não tem massa, a onda do arco gerado electromagnéticamente cria um forte efeito giroscópico que torna difícil lidar com o sabre de luz. Com um funcionamento que se rege pelo complexo princípio de energia controlada, requer elementos de focagem produzidos por cristais naturais que não podem ser facilmente sintetizados (exceto por técnicas obscuras do uso da Força ou da alquimia Sith).

Um sabre de luz deve ser montado à mão, pois não existe uma fórmula exata para o alinhamento crucial dos cristais irregulares. O mais ligeiro erro de alinhamento fará com que a arma não funcione corretamente ao ser ativada.

Ao iniciar o treinamento, o Padawan recebe um sabre de cor aleatória. Na época ao redor de 4.000 anos antes da Batalha de Yavin, a cor do sabre de início de treinamento não era aleatória: ela já refletia a inclinação do estudante como Sentinela, Guardião ou Consular (veja abaixo). Ao atingir o nível de Cavaleiro, o Jedi finalmente está pronto para criar seu próprio sabre e modificar a cor da lâmina se julgar adequado (na verdade, o principal teste aplicado para que um Padawan torne-se um Cavaleiro é que este construa sozinho seu sabre-de-luz). Antes, contudo, ele precisa encontrar o cristal da cor correspondente por mérito próprio. As cores são de escolha pessoal.